terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Maldição da Chorona

Simmmm é aquela do chaves no episodio - Espiritos Zombeteiros






Recentemente descobri uma NOVA FRONTEIRA dos gêneros cinematográficos toscos: os filmes de HORROR CHICANO VINTAGE. São um fenômeno mais ou menos isomórfico aos filmes do Zé do Caixão, mas aparentemente mais antigos, mais toscos e com uma certa cafonice e teatralidade tipicamente hispano-latinas que potencializam milhões de vezes a tosquice. O resultado é uma das coisas mais fascinantes que vi nos últimos tempos, o tipo de filme que você vê e fica em dúvida se realmente fizeram aquilo mesmo ou se você sofreu uma alucinação durante a exibição.

Meu filme de estréia representante do gênero foi o fabuloso La Maldición de la Llorona (facilmente encontrável nos lugares de sempre procurando pelo título em Inglês "The Curse of the Crying Woman"). A historinha lembra fortemente a do The Rocky Horror Picture Show, com a diferença de que não é um musical e (o que é mais instigante) parece que as pessoas fizeram o filme a sério, e não com o intuito de fazer um filme de terrir. Um casal de noivos vai visitar a tia da noiva que ela não vê desde criança, e que mora em uma tenebrosa mansão num lugar ermo. (A mansão mal-assombrada é interessantíssima por ter elementos tanto de casarão de fazenda mexicana quanto de mansões meio européias de filmes de horror clássicos.) No caminho são alertados pelas autoridades locais de que COISAS ESTRANHAS acontecem por ali. Chegando à mansão, eles descobrem que a tia mora sozinha exceto pelo seu empregado-lacaio-deformado, o Igor, digo, Juán. Depois de eventos bizarros como fantasmas aparecendo em espelhos, torres secretas guardadas por cachorros gigantes mutantes e gritos agoniados ecoando pelos corredores, Tia Selma finalmente revela que ela é a Chorona, uma horríiiiiivel assombração, e o que é pior: é uma maldição de família, e a sobrinha-heroína também se transformará na Chorona por ocasião de seu vigésimo quinto aniversário. E mais ainda - juntas elas farão um ritual de magia negra para ressuscitar a Chorona original, ancestral delas, cuja múmia a tia guarda no porão!!!

A lenda da Chorona existe no México e praticamente todo país da américa espanhola em incontáveis sabores e variações. Em quase todas elas, porém, a historinha gira em torno de uma mulher que perde os filhos (frequentemente por homicídio culposo ou doloso) e depois se arrepende completamente, e se transforma num horrível espectro que passa o resto da eternidade chorando e procurando os filhos perdidos. Em algumas variações a Chorona é só uma alma penada, em outras ela tem funções metafísicas como ser o arauto da morte para uma pessoa cuja vida está terminando, ou então dizer em que lugar do cemitério um morto deve ser enterrado.

No filme, porém, fizeram um "extreme makeover" da Chorona, e na verdade elas lembram... vampiros! Se transformam a noite, se alimentam de sangue, e não aparecem em espelhos. Porém, alguns elementos bisonhos da variação mexicana da lenda permanecem, como a estronhice da Chorona virar uma criatura sem olhos, com órbitas vazias (mas que mesmo assim enxerga, de alguma forma obscura) enquanto está transformada.

Enfim, um filme inesquecível! Um trifecta perfeito de curiosidades antropológicas, comédia e tosquice em níveis inacreditáveis! E agora, como sempre, a já obrigatória galeria de fotas:








Acompanhada de sua tenebrosa matilha de cachorros endemoniados gigantes, a Chorona vasculha a noite em busca de vítimas indefesas.





Eu sei que, com o nosso zeitgeist, a primeira coisa que pensamos é que a Chorona é um alien, devido aos olhos completamente pretos sem esclera visível. Mas na verdade a maquiagem foi feita para dar a impressão de que as órbitas dela são vazias!





A Chorona em sua forma humana MILF.




O repulsivo Igor, digo, Juán, sai da porta da mansão para pegar a bagagem dos atônitos noivos recém-chegados.




A Chorona tem ainda uma terceira forma, a de um esqueleto com asas de morcego (?!?) capaz de voar velozmente desde que pendurado por um fio (linha escura ligeiramente inclinada sumindo no alto da imagem).




Tia Selma faz parte do exclusivíssimo clube de supervilões clássicos que sabem tocar órgão. Tipo o Fantasma da Ópera.




O HORROR!!! A Chorona original, guardada no porão da mansão e trespassada pela lança da (hihihihihi) Inquisição Espanhola, aguardando o dia em que suas descendentes finalmente a ressucitarão! Enquanto isso, como podemos ver na foto, um rato branco de laboratório usa sua cabeça como apartamento de cobertura, ao que parece.



Nenhum comentário:

Postar um comentário